sábado, 18 de junho de 2011

"Pinceladas" de Carisma e Espiritualidade

Espiritualidade para o nosso tempo…
Durante muito tempo, e ainda nos nossos dias, assistimos a uma verdadeira “alergia” social quando empregamos termos como espiritualidade, santidade e outro similares. No século das luzes, no mundo da revolução industrial e tecnológica, tais expressões foram gradativamente gerando uma espécie de “bloqueio” psicológico, num mundo temeroso de encontrar-se consigo próprio e com Deus. Contudo, apesar das sombrias previsões sobre o fim da religião, a nossa época enche-se de movimentos espirituais que demonstram a vitalidade do sentido religioso numa franja significativa da sociedade.
Karl Rahner: “O cristão do futuro será um místico ou não será nada”
Entre as tentativas mais ou menos acertadas do homem contemporâneo para reconquistar a sua espiritualidade encontramos: 1) o recurso ao ocultismo; 2) o interesse pela meditação oriental; 3) movimentos religiosos comunitários; 4) a sensibilidade diante da dimensão transcendente da experiência. Mas com tudo isto, podemo-nos perguntar: Afinal, o que é a espiritualidade?

ESPIRITUALIDADE:
CAMINHO PARA O ENCONTRO E INTIMIDADE COM DEUS…
- A finalidade de toda espiritualidade é para facilitar uma experiência de Deus.
- Espiritualidade é um processo de intimidade com Deus que desemboca no amor ao próximo.
- Espiritualidade é qualquer meio que me faz sensível para captar a presença amorosa de Deus.
Há vários tipos de espiritualidade que nos ajudam a ter essa experiência de Deus.
É o processo de : conhecer/ experimentar/ e responder ao amor de Deus.
Em síntese:

“FORMA DE: ENTRAR EM COMUNHÃO COM DEUS;”
“VIVER A FÉ;”
“TRADUZIR UMA FACETA DE CRISTO”
“REZAR, CULTIVAR O ESPÍRITO”


Acabamos de falar da espiritualidade como uma experiência de Deus, uma experiência do divino. Esta experiência nunca se faz no vácuo, mas sempre no concreto da existência humana, sendo traduzida de forma particular, através da vida dos santos que são patrimônio universal…

Esta experiência de Deus vai se condensando… se solidificando, enriquecendo-se através das situações, dos tempos, da história…

COMO UMA LUZ QUE SE ESPALHA!

Carisma para o nosso tempo…
CARISMA: DONS DO ESPIRITO
Segundo o Compêndio do Catecismo da Igreja Católica, os carismas "são dons do Espírito, concedidos a alguém para o bem dos homens, para as necessidades do mundo e, em particular, para a edificação da Igreja" (n. 160).
Os Carismas se enraízam nos 7 dons de santificação: Sabedoria, Entendimento, Conselho, Fortaleza, Ciência, Piedade e Temor de Deus.
Em síntese:

* CARISMA:
DOM DE DEUS PARA O MUNDO
- Força para a Humanização
- Salvação
- Vida em abundância

O CARISMA DE UMA CONGREGAÇÃO / INSTITUTO?
É um dom do Espírito Santo, concedido a uma “família” religiosa; em primeiro lugar a uma Fundadora (ou a um Fundador),
- depois, aos seguidores (as) que vivem a mesma espiritualidade e que se identificam com os traços  da pessoa que recebeu tais dons diretamente do Espírito; e isto através do tempo e da história.


Nenhum comentário:

Postar um comentário